PC 52 - O que é BIOS?


Afinal o que é BIOS? Para o que serve? O que faz? Descubra as respostas para tudo isso e o porquê a BIOS é tão importante! Aqui na ITUTIL!


BIOS significa Basic Input/Output System (Sistema Básico de Entrada/Saída) e é um programa que fica armazenado em um chip na placa-mãe do computador responsável pela inicialização do SistemaOperacional (Windows, Linux...).



A tela preta com várias informações sendo escritas que você pode ver ao ligar o computador é a BIOS verificando computador para que o Sistema Operacional funcione.


Como funciona a BIOS?

Quando você liga seu computador, a BIOS inicia uma análise chamada POST (Auto teste de partida) para verificar se todas as partes internas do computador estão devidamente conectadas e funcionando.


Quando algo está errado a BIOS informa os problemas por uma combinação de sons (bipes) numa determinada sequência e, se possível, exibe informações na tela do computador.


Depois da verificação a BIOS armazena as informações da análise sobre as partes do computador na CMOS (Semicondutor Complementar de Óxido Metálico) que é a memória da BIOS onde todas as informações sobre ela são armazenadas. Essas informações são salvas para que o sistema inicie mais rápido da próxima vez que o computador for ligado.


Em seguida é iniciado o BOOT. BOOT é o nome dado para o processo que inicia o funcionamento do Sistema Operacional. Neste momento a BIOS acessa as informações do HD do computador e transfere para a memória RAM e assim o sistema operacional é iniciado.


Outras Funções

Além das funções acima, a BIOS também serve para que você visualize e altere algumas informações sobre seu computador, como ajustar o relógio do sistema, verificar a temperatura da placa-mãe e do processador, a velocidade que está girando a ventoinha (ou Cooler) do processador e outras opções que pode ser vistas e alteradas nas configurações da BIOS.



Configurações da BIOS

As configurações da BIOS pode ser acessada e configurada de acordo com as necessidades de cada pessoa.


Os passos para acessar as configurações variam de acordo com a fabricante da BIOS. Normalmente, você precisa pressionar uma tecla como F2, F12, Delete ou Esc imediatamente depois de ligar o computador, mas antes que o Sistema Operacional se inicie.
Ao acessar a BIOS se dever ter muito cuidado ao alterar as configurações dela, pois podem afetar o funcionamento do computador.


Concluindo...

A BIOS é uma parte fundamental do computador. Sem ela o computador não funciona.


É importante informar que alterações sem conhecimento nas configurações da BIOS podem causar grandes problemas no seu computador, assim recomendamos que se for necessário alterar alguma informação nela procure um técnico especializado.

Curtiu? Clique em curtir aqui em baixo! Tem dúvidas? Deixe seu comentário ou clique no botão dúvidas na barra azul no topo do site!



Comente com o Facebook: