DM 38 - O que é root no Android?


Root! O poder do super-usuário do Android! Descubra o que ele é? Como funciona? E como obtê-lo! Aqui na ITUTIL!



O root (“raiz” em inglês) é um processo realizado no Android que libera ao dono do aparelho a chamada permissão de super-usuário ou administrador do sistema. Isso significa que após o processo do root partes do Android e arquivos que antes eram inacessíveis para um usuário comum serão liberadas permitido modificá-los como quiser.


Para que serve o root?


Como foi dito, após o root é possível fazer alterações no Android que antes eram impossíveis, como alterar consumo de bateria, apagar aplicativos que antes eram fixos no sistema e aplicativos instalados pela operadora, fazer backup e rastreamento do sistema e instalar versões mais recentes do Android que não foram liberadas oficialmente.


Por que essa opção vem desabilitada?

Por padrão, para evitar que a segurança e as funções do sistema não sejam prejudicadas, todos os aplicativos, não tem permissão para serem abertos com permissão de super-usuário.


Este bloqueio também é muito necessário nos aparelhos, pois caso eles viessem com a função de super-usuário liberada, os usuários sem conhecimento poderiam acabar apagando arquivos essenciais do sistema ou comprometer a segurança do aparelho ao instalar um aplicativo malicioso por acidente.


Vale a pena fazer o root?

Se você possui um certo nível de conhecimento sobre Android vale muito a pena. A liberdade de modificar algumas funções e aplicativos permite uma grande melhora no desempenho no aparelho, além do ganho de recursos exclusivos.


No entanto, é importante lembrar que, sem a "trava de segurança" do Android, seu aparelho fica muito mais vulnerável a ataques de vírus e o processo de realização do root também não é imune a falhas e pode causar o que chamamos “brick” do dispositivo, transformando-o em, basicamente, um tijolo inútil.


Além disso, a modificação do sistema operacional é uma violação do contrato de garantia com operadoras e fabricantes. Embora isso não seja crime, a garantia não cobre um root mal feito, ou a instalação de um aplicativo que prejudicou seu aparelho.


Como fazer root?

Se você entende os riscos e quer ter acesso total ao seu aparelho existem inúmeras maneiras de realizar o root.
O site chamado Ready2Root cataloga formas de liberar o root na maioria dos smartphones e tablets existentes, incluindo aparelhos antigos e que não estão mais a venda. Para acessa-lo clique na imagem abaixo.



Como remover o root do smartphone?

Para remover as permissões de root do aparelho, a melhor coisa é reinstalar a todo o sistema Android oficial de fábrica. Este é um processo extremamente delicado e assim como o root pode transformar o seu aparelho em um tijolo inútil caso algo de errado.


Curtiu? Clique em curtir aqui em baixo! Tem dúvidas? Deixe seu comentário ou clique no botão dúvidas na barra azul no topo do site!


Comente com o Facebook: