PC 49 - O que é Windows?


Afinal o que é Windows? Descubra o que ele é, quem o criou e porque hoje mais de 90% dos computadores do mundo usam Windows.


O Microsoft Windows é um sistema operacional criado pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen.  Hoje em sua décima versão o Windows está presente em mais de 90% dos computadores pessoais no mundo.

Paul Allen e Bill Gates

Isso se deve a um longo processo de anos de pesquisa realizado pela Microsoft para cada vez mais atender as necessidades dos usuários.  Além disso, com a popularidade do uso do Windows vários fabricantes de programas para computador acabaram criando programas exclusivos para o Windows criando um publico que necessita dele hoje para trabalhar e se divertir.


A História do Windows

Windows 1



O primeiro Windows foi lançado em 1985. O Windows 1 foi construído  no MS-DOS (a famosa tela preta cheia de letrinhas ainda muito usada hoje em dia)  e funciona somente por comandos que eram digitas no sistema.


Windows 2



Em Dezembro de 1987 foi lançado o Windows 2. As grandes novidades na época era o fato de as telas poderem se sobrepor, poder minimiza-las e maximiza-las a criação do Painel de Controle. Todos são recursos presentes até hoje no Windows.


Windows 3


Lançado em 1990, o Windows 3 foi a primeira versão qual o MS-DOS  pode ser aberto em uma janela normal, a possuir capacidade para 256 cores o que melhorou a parte gráfica e o jogo Paciência.



Windows 3.1


O Windows 1 e 2 possuíram versões derivadas com um “ponto”, mas o Windows 3.1 é uma versão que merece destaque por ter apresentado grades atualizações.




O Windows 3.1 exigia 1 MB de memória RAM para ser executado e, depois de instalado, ocupava apenas 15 MB do HD. O Windows 3.1 também trouxe o famoso jogo Campo Minado.


Windows 95


Lançado e 1995, o Windows 95 trouxe pela primeira vez o Menu Iniciar e a Barra de ferramentas. O Internet Explorer fez a sua estreia nesta versão.































Windows 98


O Windows 98 foi lançado em 1998, trazendo grandes novidades. Entre elas estão o Internet Explorer 4, o Outlook Express e o Windows Media Player. 



Foi nesta época que o padrão USB também foi bastante aprimorado, dando início ao de dispositivos deste formato.



Windows ME


O Windows Millennium Edition foi lançado no ano 2000 e é por muitos considerada a pior versão do Windows de todos os tempos.




 Apesar de trazer as novas versões do Internet Explorer 5.5 e o Windows Media Player 7, trazer pela primeira vez  o Windows Movie Maker  e o recurso de autocompletar, não foi suficiente para salvá-lo das críticas por causa dos diversos erros e problemas de instalação.



Windows XP


O Windows XP foi lançado em outubro de 2001 e é considerado por muitos a melhor versão do Windows. Esta versão foi a que mais durou no mercado recebendo atualizações e suporte da Microsoft até abril de 2014. 




As principais novidades foram as mudanças no visual e a estabilidade do sistema, que agradou e conquistou milhões de usuários ao redor do mundo.



Windows Vista


Em janeiro de 2007 foi lançado o Windows Vista que ao contrário do Windows XP,  recebeu duras críticas dos consumidores que tiveram a infelicidade de utilizá-lo.  O sistema apresentava uma série de problemas.































Windows 7


Lançado em 2009 o Windows 7 é uma das grandes evoluções do sistema. Hoje mais da metade da população mundial que tem acesso a um computador utiliza o Windows 7.




Ele trouxe poucas alterações visuais comparado ao Windows Vista, mas a sua eficiência e velocidade são as características que mais se destacam.



Windows 8


Lançado em 2012, o Windows 8 foi a tentativa mais radical da Microsoft de alterar o visual do seu sistema operacional. A mudança foi realizada por causa da chegada dos dispositivos que respondem ao toque. Uma das alterações foi alteração do Menu Iniciar por  uma tela totalmente nova.




As mudanças na aparência não agradou a todos, o que levou o Windows 8 ao total fracasso. Apesar disso, o Windows 8 é literalmente mais rápido que o Windows 7.


Windows 8.1


Trazendo pequenas mudanças, o Windows 8.1 veio em resposta às reclamações das pessoas por causa das mudanças das mudanças feitas no Windows 8. Por causa disso, a Microsoft decidiu voltar a traz e trazer de voltar o botão do Menu Iniciar, por exemplo.
























O Futuro...Windows 10!


Anunciado no dia 30 de setembro de 2014, o Windows 10 acabou de ter uma versão de testes liberada para o público. Ainda é muito cedo para dizer se esta versão do sistema fará sucesso, mas a Microsoft tem demostrado que está ouvindo os consumidores.



Uma das novidades do sistema é o retorno do Menu Iniciar que conhecíamos no Windows 7, mas com um visual reformulado com novas funções bem interessantes, o que nos dá boas expectativas sobre está versão do Windows.

Curtiu? Clique em curtir aqui em baixo! Tem dúvidas? Deixe seu comentário ou clique no botão dúvidas na barra azul no topo do site e nos envie suas dúvidas!

Comente com o Facebook: