DM 29 - O que é NFC?


O que é NFC? Para que serve? Como funciona? Descubra como essa tecnologia encontrada em alguns aparelhos pode nos ajudar!


Certamente você já viu a sigla NFC nas especificações técnicas de um smartphone ou tablet, mas sabe o que ela significa?


O que é?

NFC ou Near Field Communication (comunicação por campo de proximidade) é o nome dado à tecnologia usada para transferir informação entre dois dispositivos próximos.


Feita de forma automática, sem a necessidade de configurações, o NFC pode ser usada entre smartphones ou qualquer outro dispositivo que tenha um chip compatível.



Como funciona?

Basicamente, o sistema NFC cria um sinal de rádio em baixa frequência de curta distância que pode transferir pequenas quantidades de dados entre dois aparelhos posicionados a alguns centímetros.


Diferente do Bluetooth, não precisa do pareamento de aparelhos, mas apresenta uma tecnologia bastante segura que impede a intervenção de terceiros durante a troca de dados.


Para que serve?

Um dispositivo com um chip NFC pode funcionar como um documento de identidade ou pode ser usado para realizar um pagamento. Aparelhos com NFC podem ler tags NFC (Tipo de código de barra) em um museu ou vitrine de loja para obter mais informações.


Existe ainda a possibilidade de equipamentos com NFC substituírem os códigos de barras e os cartões de crédito. Dessa forma, não será mais preciso procurar por máquinas de leitura de código de barras nas lojas.


Apenas com a aproximação do celular ao produto será possível conferir o preço. Depois, é só fazer o mesmo com um aparelho com NFC instalado no caixa para pagar a compra.


Nos Estados unidos e no Japão, o NFC já é usado para comprar bilhetes de trem, ingressos de eventos e até para pagar compras. No metrô em Tóquio é possível comprar passagens simplesmente aproximando o celular das catracas.


Curtiu? Tem dúvidas? Deixe seu comentário!

Comente com o Facebook: