PC 37 - Cartão de Memória


Cartões de Memória, Cartão SD, Micro SD, Mini SDHC, SDXC... São tantas opções, marcas e tamanhos diferentes que a cabeça das pessoas dá um nó! Por isso nós da ITUTIL vamos te ajudar!


Cartão de memória ou cartão de memória flash é um dispositivo de armazenamento de dados desenvolvido pela Toshiba nos anos 1980. Eles são parecidos com a memória RAM usada nos computadores, porém suas propriedades fazem com que os dados não sejam perdidos quando não há mais fornecimento de energia, por exemplo, quando a bateria acaba ou o aparelho é desligado.



Bastante utilizado em câmeras fotográficas digitais, filmadoras digitais, videogames, celulares, PDAs, MP3 Players, PCs e diversos outros aparelhos eletrônicos, oferecem grande capacidade de regravação, não utilizam energia para transferir ou armazenar dados, são extremamente portáteis e contam com um ótimo tempo de duração.




Com tantas opções de cartão de memória no mercado, é fácil ficar confuso na hora de escolher o seu cartão de memória. Assim, é muito importante saber quais os modelos que o seu equipamento aceita (consulte o manual do usuário do seu aparelho).



Os fabricantes também não ajudam e continuam lançando formatos novos dotados de mais velocidade de transferência de dados, mais capacidade de armazenagem, etc.
Mas se os cartões de memória são todos baseados na mesma tecnologia, por que existem tantos tipos diferentes? Qual o motivo dessa quantidade absurda de formatos e fabricantes?



Na verdade, o que aconteceu nos primórdios do cartão de memória foi que as empresas não entraram em um acordo sobre qual formato adotar, passando a produzir cartões específicos para seus aparelhos. Ao contrário do que houve com outras tecnologias, como o USB, o CD e o DVD, grandes fabricantes como Sony, Olympus, Cannon, seguiram para lados distintos e recorreram a formatos diferentes e incompatíveis de cartão de memória para seus produtos... Por isso os usuários são obrigados a usar Memory Sticks nos produtos Sony, xD nas câmeras digitais Olympus, cartão SD nas Cannon e assim por diante.


Mas que Cartão de Memória Comprar?

Tenha sempre em mente qual o formato o seu aparelho utiliza. Daí decida o que mais importa para você: capacidade de armazenagem, velocidade de gravação e transferência de dados, resistir a condições mais extremadas de temperatura, etc. Sim, existem muitas diferenças entre os cartões de memória.



A velocidade do cartão é um bom exemplo. Em câmeras muito rápidas, que nos permitem capturar sequências de várias fotos por segundo, muitas vezes o fotógrafo é obrigado a esperar a gravação das fotos no cartão para poder continuar fotografando e aí a taxa de transferência do cartão faz diferença. Na hora de transferir as fotos para o computador, quem tem cartões de muita capacidade já percebeu o quanto isso pode demorar.



Porém deve-se ficar atento a outro problema: não é qualquer câmera que consegue tirar vantagem dos cartões mais rápidos. Se a sua câmera é lenta por natureza e você não usa um leitor de cartões para descarregar as fotos no computador, comprar o cartão mais rápido do mercado pode significar dinheiro jogado fora.

A seguir falaremos dos principais modelos de cartão de memória usados hoje no mercado.


Cartão SD - Secure Digital

Capacidades SD variam de 128MB até 2GB



O cartão SD mede apenas 24mm x 32mm x 2.1mm, aproximadamente o tamanho de um selo. Seu design fino e compacto garante um fácil manuseio, o que é importante para um cartão que poderá ser utilizado em diferentes produtos pelo mesma pessoa.
A tecnologia SD é usada em mais de 12 categorias de aparelhos, totalizando mais de 400 tipos de produtos e espantosos 8.000 modelos.
O padrão SD foi originalmente desenvolvido pela Matsushita (Panasonic), SanDisk e Toshiba em 2001 e representa uma evolução da tecnologia Multi Media Card (MMC). A sigla SD significa Secure Digital, pois ele contém capacidade de criptografia e gestão de direitos autorais.


Mini SD e Micro SD



Em 2005, duas variações do cartão SD começaram a se popularizar: o mini SD e o micro SD. Como os nomes indicam, são versões de tamanho reduzido do cartão SD original e foram originalmente destinados a pequenos aparelhos como telefones celulares.
O mini SD tem as seguintes dimensões: 20 mm x 21,5 mm x 1,4 mm. Por sua vez, o micro SD tem dimensões de 15 mm x 11 mm x 1 mm. Ambos os cartões costumam vir acompanhados de adaptadores que permitem sua compatibilidade com leitores de cartões SD tradicionais.






Cartão SD de Alta Capacidade (SDHC)

Capacidades SDHC variam desde 4GB até 32GB


O cartão SD de alta capacidade (SDHC - Secure Digital High-Capacity) conta com mais espaço de armazenagem do que o SD convencional.  Sua capacidade começa com 4GB e vai até 32 GB. Seus fabricante também podem escolher três velocidades diferentes para taxas mínimas de transferência de dados (Speed Class). O cartão SDHC já invadiu o mercado de câmeras digitais, pois preserva a integridade das fotos salvas nele e ainda aumenta a performance de memória garantindo boa velocidade de transferência de dados. O tamanho de armazenagem ajuda bastante para salvar fotos e vídeos de alta qualidade.




Cartão SD de Capacidade Extendida ( SDXC)

Capacidades SDXC vão desde 64GB até 2TB


Os cartões SDXC são o mais recente padrão de cartão de memória SD, melhora drasticamente a capacidade de armazenamento de mais de 32 GB até 2 TB. A capacidade estendida de SDXC vai proporcionar mais espaço de armazenamento portátil e oferecer maiores velocidades necessárias para suportar novos recursos em dispositivos eletrônicos, dispositivos móveis e dispositivos industriais.



Cartão SD de Ultra Velocidade (SDHC-I e SDXC-I)

A tecnologia Ultra High Speed - Fase I (UHS-I) foi projetada para cartões SDHC e. Esta tecnologia é um melhoramento que permite aumentar o desempenho de cartões SDHC/SDXC.



A especificação UHS-I permite duas opções de taxa de transferência de dados: de até 50MB/s (UHS-50) e 104MB/s (UHS-104). Estes são limites máximos, o desempenho potencial para um determinado está definido na embalagem ou no próprio cartão.


O que é Speed Class?

A SD Association estabeleceu uma nova especificação para velocidade mínima de transferência de dados. Conhecida como Speed Class, tanto os cartões SD convencionais como os HC agora têm sua velocidade aferida por esse sistema. Com o Speed Class, os cartões pode-se saber velocidades mínimas de transferência: 2, 4, 6 e 10MB por segundo. por exemplo. Os cartões SD que com speed class têm a classe impressa no seu corpo.



Hoje o microSD e o microSDHC são os cartões de memória líderes do mercado de dispositivos portáteis: celulares, smartphones, palmtops, GPS, videogames, entre outros. Devido ao seu tamanho ultra-compacto e ao suporte a qualquer interface SD padrão, por meio de adaptadores. Os cartões microSDHC são ideais para armazenar grandes arquivos de mídia, tais como músicas, vídeos e imagens em alta resolução. Com a evolução cada vez maior de produtos um cartão de memória é sempre muito bem vindo!

Curtiu? Tem dúvidas? Deixe seu comentário!

Comente com o Facebook: