DM 26 - Localizando meu Android!


Perder ou ter seu smartphone ou tablet roubado sempre é um problema. Principalmente hoje em dia muitas de nossas informações estão em nossos aparelhos. Mas hoje já podemos contornar isso. Conheça o Android Device Manenger!


Nós da ITUTIL já falamos que é muito importante que ao adquirir um aparelho com sistema Android você cadastre sua conta da Google no aparelho. Isso fornece ao dono do aparelho inúmeras vantagens.


Hoje vamos apresentar a você uma dessas vantagens o Gerenciador de dispositivos Android.
O Gerenciador de dispositivos Android (Android Device Manager) é um sistema online desenvolvida pela Google que informa a localização de seus aparelhos Android.


Com uma interface simples, este mecanismo é facilmente acessado pela sua página na web ou pelo aplicativo do próprio Android.
Ele funciona exibindo a localização aproximada de tablets e smartphones registrados em sua conta Google, podendo ainda fazê-los tocar remotamente ou apagar todo o conteúdo privado neles, se for necessário.


Como funciona...

Primeiramente vamos mostrar como ativar o serviço do Gerenciador de dispositivos Android em seu aparelho. Antes de começar você precisa ter uma conta do Google cadastrada em seu smartphone. Caso ainda não tenha cadastrado leia nossa matéria no link abaixo para aprender as configurações básicas que devem ser feitas ao adquirir um aparelho com sistema Android.


Tendo uma conta do Google cadastrada em seu smartphone ou tablet acesse o site do Gerenciador de dispositivos Android pelo link abaixo.


Você também pode usa-lo pelo aplicativo em seu dispositivo, que você pode baixar pelo link abaixo.





Ao acessar o site ou o aplicativo será solicitada uma conta do Google. Informe a mesma conta cadastrada no aparelho que será localizado.




























Na tela seguinte você terá um mapa similar ao do Google Maps onde será apontada a localização aproximada do seu aparelho. E um quadro ao lodo onde você terá as informações sobre o aparelho e a opção “Tocar” e a opção “Configurar bloqueio e limpeza”.


Vamos primeiro configurar bloqueio e limpeza o que nos permitirá usar mais funções do Gerenciador de dispositivos Android. Para isso clique em “Configurar bloqueio e limpeza”. Na tela seguinte será solicitado uma confirmação para que seja enviado uma solicitação para ativar as configurações em seu aparelho. Clique em “Enviar”.


Caso a mensagem não chegue em seu aparelho faça os seguintes paços para configurar seu aparelho.

1.  Abra Configurações do Googleno menu de aplicativos do dispositivo.
2. Toque em "Gerenciador de dispositivos Android".


3. Agora ative as opções "Localizar remotamente o dispositivo" e "Permitir limpeza e bloqueios remotos".


4. Pode ser solicitado uma mensagem de confirmação de ativação. Clique em “Activar”.



Após a ativação volte ao site do Gerenciador de dispositivos Android. Agora todas as opções estarão disponíveis para seu dispositivo. 
















As opções que disponíveis são:

Localizar: ao acessar o site do Gerenciador de dispositivos Android já é acionada automaticamente a procura pelo seu dispositivo. Caso a busca não comece selecione esta opção.
Renomear: ao clicar nesta opção você pode personalizar o nome do dispositivo que é exibido no Gerenciador de dispositivos Android.
Tocar: esta opção ativa o toque do telefone durante cinco minutos no volume máximo, mesmo que esteja no modo silencioso ou de vibração.
Bloquear: ao selecionar está opção você pode bloqueia seu dispositivo com uma nova senha.
Apagar: Exclui permanentemente TODAS as informações contidas no dispositivo. Jogos, fotos, vídeos entre outras informações, tudo será apagado.




Observações importantes...

  • Quando o dispositivo é encontrado pelo Gerenciador de dispositivos Android, você verá no mapa o local aproximado onde foi usado pela última vez.
  • O Gerenciador de dispositivos Android não gera um histórico de localização. A localização aproximada do dispositivo é solicitada ao fazer login pela primeira vez e excluída ao sair do Gerenciador de dispositivos Android.
  • Se o dispositivo estiver sem conexão de internet, o Gerenciador de Dispositivos Android não será capaz de chamá-lo, bloqueá-lo ou apagar os dados até que haja uma conexão de dados móveis (3G ou 4G) ou Wi-Fi. Selecione qualquer opção, e a ação será realizada assim que o dispositivo tiver uma conexão de internet novamente.
  • O GPS do aparelho deve estar ativado.
  • O Gerenciador de Dispositivos Android não funciona com dispositivos desligados.


Conclusão...


O Gerenciador de Dispositivos Android é uma das melhores ferramentas da Google.  É importante informa que a localização dos aparelhos é aproximada, sempre com alguns metros de diferença do local exato, mas a possibilidade de rastrear, ligar e bloquear qualquer dispositivo cadastrado à sua conta é sem dúvida nenhuma um recurso valioso em caso de perda ou roubo.

Curtiu? Tem dúvidas? Deixe seu comentário!

Comente com o Facebook: