PC 30 - Bateria de Notebook


Descubra mitos e verdades sobre as baterias de notebook! Será que ela realmente vicia? Devo remover a bateria quando ligo o notebook na tomada? E descubra o que fazer para que ela dure mais!


Primeiramente vamos acabar com um mito que persiste na cabeça de muita gente, o fato que bateria vicia.  Descarregar completamente e carregar a bateria apenas quando descarregada é completamente inútil. As baterias que usamos hoje são feitas de lítio e podem ser carregada independente da sua carga de energia atual.


Outra dúvida importante "Será que devo tirar ou não a bateria quando estou ligado a corrente?”. A resposta é SIM e NÃO, depende dos casos.
Não prejudica ter a bateria com 100% de carga e estar ligada a tomada, pois a bateria assim que chega a 100% deixa de receber energia e é feito um redirecionamento da energia para o sistema de alimentação do notebook.
Porém existe uma desvantagem em manter a bateria enquanto o aparelho estiver na tomada, mas apenas, se o aparelho estiver aquecendo muito.
Assim se o processador e o HD estiverem com a temperatura entre 40 e 50 graus, você deve manter a bateria. Agora em caso de grande aquecimento com temperaturas acima de 60 graus deve retira-la. O calor, aliado ao facto de estar com 100% de carga, é o grande inimigo da bateria.


Sobre as descargas da bateria, você deve evitar que ela descarregue completamente, pois isto exige muito da bateria e pode danificá-la.
É preferível fazer descargas parciais, por volta de 20 a 30% da bateria e frequentes recargas.
As baterias possuem um medidor de capacidade que permite saber com exatidão a quantidade de energia. Porém, devido à quantidade de cargas e descargas este sensor pode ficar descalibrado com o tempo.


Mas você pode recalibrar a bateria. Isso deve ser feito a cada 30 descarga e recargas.
  • O método mais correto é a fazer:
  • Carregar a bateria totalmente até ao máximo da sua capacidade;
  • Deixar a bateria "repousar" no estado de totalmente carregada durante 2 horas ou mais a fim de esta poder arrefecer do processo de carregamento. Pode usar o computador normalmente durante este período;
  • Desconectar o cabo de alimentação e configurar o computador para hibernar automaticamente aos 5%. Para isso faça o seguinte:
Clique no “Botão Iniciar”e em seguida em “Painel de Controle”.


Agora altere a opção “Exibir por” para “Ícones grandes” e em seguida procure por “Opções de Energia”.




























Na tela que abrirá clique em “Alterar configurações do plano”.


Agora clique em “Alterar configurações de energia avançada”.























Na tela que se abrirá procure pela aba “Bateria”. Dentro dela procure pela aba “Ação da bateria critica” e selecione a opção “Hibernar”. Ainda na aba “Bateria” procure pela aba “Nível de bateria critica” e selecione a opção “5%”.


Clique no botão “OK” para terminar.
  • Depois de configurar o computador para hibernar, deixe-o descarregar ininterruptamente, até hibernar sozinho. Pode usá-lo normalmente durante este período;
  • Quando o computador desligar por completo, deixe-o no estado de hibernação por 5 horas ou mais;
  • Ligue o computador à corrente para fazer um carregamento até ao máximo da sua capacidade. Pode usar o computador normalmente durante este período;
Após o processo de calibração, o nível de desgaste mostrado é geralmente maior do que antes. Isso é normal, já que agora é mostrada a verdadeira capacidade que a bateria.


BatteryCare


Compativel com Microsoft Windows XP, Vista, 7 e 8, o BatteryCare é um sofware desenvolvida por Filipe Lourenço que permite ter o controlo do número de ciclos de descarga a bateria teve. Quando estas chegam a 30, notifica o usuário que chegou a hora de fazer uma descarga total para efetuar a calibração. Assim garantido que a bateria tenha sempre o valor real da sua capacidade.

Instalado

Para instalar o BatteryCare é muito simples. Faça o download no botão abaixo.





Clique no ícone de instalação.


Agora na primeira tela clique em “Seguinte”.


Confirme a opção “Aceito o contrato” e clique em “Seguinte”.


Clique em “Seguinte” nas próximas três telas.


Agora selecione a “Instalação personalizada (Avançada)” e desmarque a opção “Coloque Baidu Hao123 como sua pagina inicial”.


Agora clique em “Instalar”.


E para terminar clique em “Concluir”.



Como funciona

O BatteryCare criará o seguinte ícone na área de notificação.


Ao colocar o mouse sobre ele você pode visualizar o tempo de duração da bateria e a temperatura do processador e do HD.


Ao clicar sobre ele você pode visualizar também o numero de ciclos de descarga da bateria.


Ao desconectar o notebook da tomada o ícone do BatteryCare muda informando o tempo de duração e capacidade da bateria.


Pronto! Agora seguindo essas dicas você não terá mais problemas com a bateria de seu notebook!

Curtiu! Tem dúvidas? Deixe seu comentário!

Comente com o Facebook: