PC 29 - CCleaner!



Conheça agora CCleaner uma dos programas indispensáveis para seu computador! 
Descubra como ele resolve os problemas de lentidão do computador e muito mais!


O CCleaner é um software desenvolvido pela Piriform, disponível para Windows e Mac,
Que é indispensável para qualquer computador!
Com diversos recursos o CCleaner elimina os arquivos temporários que são os responsáveis por deixar seu computador lento, apagar o  registro de arquivos deletados, remover programas instalados e muito mais!


Instalando CCleaner

Primeiramente faça o download do CCleaner nos botões abaixo.

Para Windows





Para Mac






Com o download feito clique no arquivo de instalação. Abaixo você pode ver o ícone do arquivo de instalação para ajudar a localiza-lo.

Na tela que ira aparecer confirme o idioma em que o programa será instalado e clique no botão “Próximo”.


Na tela seguinte existem algumas opções de como o CCleaner será instalado. Recomendamos que marque somente as duas primeiras opções e clique em “Instalar”.


Na tela seguinte desmarque as duas opções e clique em “Terminar”.


Agora na área de trabalho do seu computador será criado o seguinte ícone.


Clique nele para abrir o programa. Na primeira vez que abrir o CCleaner vera a seguinte tela.


Clique em “Sim”. E o CCleaner será aberto.


Pronto! CCleaner instalado!


Usando CCleaner

Informações do computador

Logo quando o CCleaner é aberto você tem algumas informações sobre o seu computador no topo da tela.
























Nesta parte da tela você tem qual a versão Sistema Operacional, o modelo do processador, a quantidade Memoria RAM e modelo da Placa de vídeo.
Essas informações são uteis para outros recursos que você pode estar usando em seu computador, como jogos de alta qualidade que exigem uma certa quantidade de memória RAM para funcionar, por exemplo.

Eliminando arquivos temporários

Toda vez que você abre um programa de computador ou entra em um site, o computador cria um arquivo temporário. Este arquivo que é criado para aquele programa ou site fará com que ele abra mais rápido na próxima vez.
O que acontece é que depois de certo tempo é criado uma grande quantidade de arquivos temporários no computador, o que faz com seu computador fique lento.
Para elimina-los na tela do CCleaner confirme se a aba lateral está na opção “Limpeza”. Depois clique em “Analisar”.
























O CCleaner irá listar todos os arquivos temporários que podem ser eliminados. Quando a barra superior chegar em 100% clique em “Executar limpeza”.
























Quando a barra superior atingir 100% novamente você terá excluído todos os arquivos temporários.














Corrigindo registros
Toda vez que o um arquivo é excluído ou um programa desinstalado, suas informações ainda ficam registradas no Windows e isso afeta o desempenho do computador. Para corrigir o registro do Windows com o CCleaner confirme se a aba lateral está na opção “Registro”  e clique em “Procurar erros”.

O CCleaner irá listar todos os registros não utilizados do Windows. Agora clique em “Corrigir erro(s) selecionado(s)...”.

Você receberá uma mensagem perguntando se “Você deseja fazer uma copia das alterações que serão feitas no Registro?”.

A menos que você tenha a necessidade de salvar uma copia das alterações que serão feitas no registro clique em “Não”. A seguinte tela aparecerá.

Nesta tela você tem a opção de corrigir erro por erro clicando em “Corrigir erro” ou pode clicar em “Corrigir todos os erros”. Ao escolher a opção desejada clique em “Fecha”.

Pronto os erros no registro foram corrigidos!

Desinstalar software
Outra função muito útil é a desinstalação de software. Para isso verifique se a aba lateral está na opção “Ferramentas” e a próxima aba está na opção “Desinstalar”.

Agora basta escolher um dos programas na lista e clicar em “Executar desinstalador” para começar a remover o software do seu computador.














Programas que iniciam com o Windows
Provavelmente você já instalou algum programa em seu computador que toda vez ao liga-lo e abre sozinho, como o Skype ou seu antivírus. Isso impacta na velocidade em que o Windows seja iniciado. 
Com o CCleaner você pode verificar quais são estes programas e se desejar desativa-los. Para isso confirme se a aba lateral está na opção “Ferramentas” e a próxima aba está marcada a opção ”Programas iniciados com o”.

Esta parte é muito delicada pois os drivers do seu computador também podem ser listados e desativa-los pode causar grandes danos ao seu computador. Para desativar algum dos programas que são iniciados basta clicar no campo “Ativo” em cima da palavra “Sim” para que ela altere para “Não” e assim o programa não será mais aberto quando você ligar seu computador.

Essas são as principais funcionalidades do CCleaner. Ele possui ainda vários outros recursos mais avançados. Para saber mais sobre o CCleaner continue acompanhando a ITUTIL!
Curtiu? Tem dúvidas? Deixe seu comentário!


Comente com o Facebook: