DM 20 - Liberando espaço no Android


Acabou o espaço! E agora? O que fazer? Apago as músicas? As fotos? Fique calmo! A ITUTIL está aqui e nós vamos mostrar agora o que fazer na hora que espaço na memória do aparelho acabar.




Se você tem um dispositivo com Android (Tablet, smatphone) e o espaço disponível para suas fotos, vídeos e aplicativos acabou, você pode fazer algum passos bastante simples, mas bastante eficientes, para liberar espaço na memória dele.
Confira abaixo as dicas e siga o passo a passo para liberar da memória de seu smartphone ou tablet.


Mova os aplicativos para o Cartão de Memória

Por padrão, os aplicativos são instalados diretamente na memória do aparelho, mas você pode movê-los para o cartão de memória (Micro SD). Grande parte dos aplicativos deve funcionar normalmente quando movidos, mas existem duas questões a ser observadas:
  • os aplicativos instalados no cartão de memória não funcionam quando o dispositivo está conectado via USB, pois por segurança, o cartão é bloqueado ao se conectar em um computador.  
  • você só pode mover aplicativos para o cartão caso o desenvolvedor tenha habilitado o aplicativo para isso.

Para mover os aplicativos para o cartão de memória, abra a tela “Configurações” e escolha a opção “Aplicativos”.


Para liberar bastante espaço de uma só vez, aperte o botão “Menu” do seu dispositivo e escolha a opção “Classificar por tamanho”.


Agora Selecione o aplicativo que você deseja mover e na tela de detalhes que se abrirá, selecione “Mover para cartão SD”.


 Aguarde e pronto! O aplicativo foi movido!


Limpe o cache dos Aplicativos

Na mesma tela de detalhes do aplicativo, você encontra a opção “Excluir cache”. Com isso, todos os arquivos temporários são apagados, fazendo com que as configurações adicionadas durante o uso do aplicativo sejam apagadas.



No entanto, evite excluir o cache de aplicativos que levem informações adicionadas por você, como aplicativos de anotações e agenda, pois isso deve restaurar o aplicativo e excluir seus dados.


Desinstale Aplicativos

A dica pode ser óbvia, mas muitos donos de dispositivos disso. Apaga aplicativos é a maneira mais rápida e efetiva de ganhar mais espaço no aparelho. Aplicativos usados apenas em viagens ou jogos que você já não costuma usar podem ser desinstalados.

Mesmo que os aplicativos que tenham sido comprados, você pode desinstalar sem medo, já que ele sempre estará disponível para download no Google Play sem ter que compra-lo novamente.

Para desinstalar, acesse novamente a tela “Configurações” e escolha a opção “Aplicativos”.



Agora Selecione o aplicativo que você deseja desinstalar e na tela de detalhes que se abrirá, selecione “Desinstalar”.  


Aguarde e pronto! O aplicativo foi desinstalado!

Seguindo as dicas acima corretamente você não terá mais problemas de espaço no seu aparelho!


Curtiu? Tem dúvidas? Deixe seu comentário!

Comente com o Facebook: