PC 25 - Lixeira do Windows 7!


Delete! O botão mais famoso do teclado! Aquele que apaga seus arquivos facilmente! Mas para onde vão os arquivos deletados? Vamos ver agora como funciona a Lixeira do Windows 7!


Para excluir um arquivo ou a pasta existem vários modos. Os principais são:  

1. Clique com o botão direito do teclado no arquivo ou pasta e depois clique em “Excluir”.



























2. Selecione o arquivo ou pasta que deseja excluir e aperte o botão “Delete” no Teclado.

Em ambos os casos você receberá uma mensagem para confirmar se deseja excluir o arquivo ou a pasta.


Ao confirmar a mensagem o arquivo ou a pasta é enviado para a Lixeira do Windows, onde fica temporariamente até a Lixeira ser esvaziada.

A Lixeira fica localizada na “Área de Trabalho” do Windows.




















O ícone da Lixeira muda dependendo se existem arquivos ou pastas dentro dela ou não.



Recuperar arquivos e pastas da Lixeira

Quando você exclui um arquivo ou pasta do computador, ele apenas é movido para a Lixeira. Assim, você pode recuperar arquivos e pastas excluídos acidentalmente e devolve-los para onde estavam.
Para recuperar arquivos e pastas da Lixeira clique duas vezes na Lixeira na Área de Trabalho para abri-la. Agora siga um destes passos:

Para restaurar um arquivo ou uma pasta, clique nele e na barra de ferramenta clique em “Restaurar este item”.



Para restaurar todos os arquivos e pastas, verifique se nenhum arquivo ou pasta está selecionado e na barra de ferramentas clique em “Restaurar todos os itens”.























Os arquivos e pastas voltarão para o local onde estavam antes de serem deletados.

Observação: Se você excluir um arquivo ou uma pasta que não esteja no seu computador como em um pen drive, por exemplo, o arquivo ou a pasta poderá ser permanentemente excluído, em vez de ir para a Lixeira.


Excluir arquivos e pastas permanentemente 

Para excluir um arquivo ou pasta permanentemente do computador e recuperar o espaço que eles estavam ocupando no seu HD, é necessário excluí-lo da Lixeira. Você pode excluir um determinado arquivo ou pasta da Lixeira ou esvaziá-la totalmente de uma só vez. Para isso clique duas vezes na Lixeira na Área de Trabalho para abri-la. Agora siga um destes passos.

1. Para excluir permanentemente um arquivou pasta, clique com o botão direito sobre ele e depois clique em “Excluir” na barra de ferramentas.



Aparecerá na tela uma mensagem para confirmar se deseja excluir permanentemente o arquivo ou pasta. Clique em “Sim” para exclui-lo.


2. Para excluir todos os arquivos e pastas, na barra de ferramentas clique em "Esvaziar Lixeira". Novamente você receberá uma mensagem para confirmar se deseja excluir todos os arquivos  e pastas da Lixeira permanentemente. Clique em “Sim” para exclui-los.

Dicas

Você pode esvaziar a Lixeira sem abri-la, clicando com o botão direito do mouse na Lixeira e depois em "Esvaziar Lixeira".


Você também pode excluir permanentemente um arquivo ou uma pasta do computador sem enviá-lo para a Lixeira, selecionando o arquivo ou a pasta e pressionar as teclas Shift+Delete.


Configurações da Lixeira

Você pode alterar as configurações da Lixeira. Para isso primeiro devemos abrir a janela de propriedades da Lixeira. Na Área de Trabalho, clique com o botão direito do mouse na Lixeira e em seguida clique em “Propriedades”. Você verá janela da imagem abaixo.


Primeiramente se você tiver vários HDs em seu computador saiba que cada um terá suas próprias configurações de Lixeira. Assim na janela de propriedades da Lixeira em “Local da Lixeira”, clique no local que deseja fazer as alterações, provavelmente a unidade C.


Agora vamos ver agora as opções de configuração.
.
Alterar o tamanho máximo de armazenamento da Lixeira

Na janela de propriedades da Lixeira em “Tamanho personalizado”, clique na caixa “Tamanho máximo (MB)” e digite o tamanho máximo de armazenamento (em Megabytes) para a Lixeira. Digite 2048, por exemplo, o que equivale a dois Gigabytes.


Para confirmar a alteração clique em “OK”.

Para mais detalhes sobre medidas de espaço em um computador (megabyte, gigabyte entre outros) clique no link da matéria abaixo:


Excluir arquivos e não movê-los para a Lixeira

Você pode ignorar a Lixeira ao excluir algum arquivo ou pasta. Essa opção não é recomendada para a maioria dos usuários.
Na janela de propriedades da Lixeira clique em “Não mover arquivos para a Lixeira. Remover arquivos imediatamente quando excluídos”. 


Para confirmar a alteração clique em “OK”.

Desativar a mensagem de confirmação de exclusão

Você pode escolher não receber mensagem de confirmação sempre que deletar um arquivo ou pasta.
Na janela de propriedades da Lixeira desmarque a opção “Exibir caixa de diálogo de confirmação de exclusão”. 


Para confirmar a alteração clique em “OK”.

A Lixeira é um item importante para o Windows, sabendo usá-la você evita a perca arquivos e pastas importantes.


Curtiu? Tem dúvidas? Deixe seu comentário! 

Comente com o Facebook: