Definição de Imagem


Como já vimos anteriormente, a definição de imagem se resume a quantidade de pixels, quanto mais pixels a imagem tiver maior será sua resolução e melhor será sua qualidade. Mas existem alguns fatores que ainda podem causar distorção na imagem, conheçam um pouco mais sobre os fatores que influenciam nas resoluções de imagem!


Uma imagem digital é um arquivo que pode ser armazenado, transferido, impresso ou reproduzido por algum software. Há dois tipos fundamentais de imagem digital. 
  • Bitmap (Raster): As imagens bitmap (mapa de bits),são tal como o nome indica, uma coleção de bits que formam uma imagem.
  • Vetorial: As imagens vetoriais se baseiam em dados de cálculos matemáticos que informam o formato da imagem.

Qual a diferença entre Vetorial e Bitmap?


Em uma imagem vetorial se você criar um quadrado pequeno e depois aumentar seu tamanho em 200 vezes, o quadrado continuará o mesmo, com a mesma definição e qualidade. Agora imagine fazer isso em imagens Bitmaps. O quadrado vai ficar embasado. O Grande diferencial entre Bitmap e Vetor é isso, a capacidade de transformação da imagem. 


Formatos de Imagem

A seguir veja alguns dos principais formatos de imagem:


BMP - é o formato padrão para arquivos Bitmap apresentando as imagens com maior tamanho possível.

JPEG - A formato JPEG ou JPG é o formato mais utilizado atualmente. Quase todos os aparelhos que possuem câmera digital salvam suas fotos neste formato. Os arquivos em JPEG são muito utilizados na Internet, por ter uma compactação excelente, algo fundamental e por suportar até 16.777.216 cores diferentes.

PNG - É um formato de imagens que surgiu em 1996 como substituto para o formato GIF. Permite comprimir as imagens sem perda de qualidade, ao contrário de outros formatos, como o JPG.

GIF - Criado para ser usado extensivamente na Internet. Suporta imagens animadas e 256 cores por frame (quadros por segundo).

SVG - É o formato padrão para imagens do tipo Vetorial.

DWG - é o formato de arquivos de desenho em 2D e 3D utilizados para armazenar dados de programas como Auto CAD (Programa de vetorização industrial).

AI - formato de arquivo gerado pelo aplicativo Adobe Illustrator.

CDR - formato de arquivo gerado pelo aplicativo Corel Draw.





Existem diversos tipos de imagens hoje com diversas finalidades e qualidades.
Uma imagem Vetorial fornece mais opções de edição que uma imagem em Bitmap, pois podemos transformar uma imagem Vetorial em Bitmap, mas não o contrario.
Saiba também que por outro lado uma imagem Vetorial ocupa muito mais espaço em seu computador por causa de sua alta qualidade.

Curtiu? Deixe seu comentário! Tire suas duvidas! 

Comente com o Facebook: