PC 22 - Placa Mãe!


Vamos conhecer agora a parte principal de qualquer computador, a peça fundamental para que ele funcione! A PLACA MÃE!


Também conhecida como "Motherboard" a Placa Mãe é a responsável pela conexão de todas as peças que formam o computador. A Placa Mãe distribui energia para todas as partes de seu computador, permitindo que elas se comuniquem.
Hoje, as Placas Mãe suportam uma grande variedade de itens conectados nela que afetam diretamente a capacidade e potencial do computador.



Assim, as Placas Mãe são desenvolvidas de forma que seja possível conectar o HD, as memórias, o teclado, o mouse, a placa de vídeo, e todos os demais dispositivos que são necessários para formar o computador.
Cada Placa Mãe possui características diferentes, mas todas devem possibilitar a conexão das peças que serão citadas abaixo.

Processador


A imagem acima mostra o local onde o processador deve ser conectado. Também conhecido como “Socket”, esse encaixe não serve para qualquer processador, mas sim para modelos específicos.
Cada tipo de processador tem características que o diferenciam de outros modelos.
Dessa forma as Placas Mãe são desenvolvidas para aceitar determinados processadores.
Por isso, na hora de montar um computador, deve-se escolher primeiro o processador e, em seguida, ver quais as Placas Mãe que são compatíveis.
Você pode ler mais detalhes sobre processadores no link abaixo:


Memória RAM


Na imagem acima vemos destacados os encaixes existentes para a memória RAM. Esse conector varia conforme o tipo da Memória RAM. Hoje os tipos mais populares são os da série DDR. Na imagem abaixo você pode observar a diferença entre os modelos da série.


Como podemos ver as memórias possuem um “corte” em pontos diferente o que faz que os encaixes na Placa Mãe sejam específicos para cada modelo. Outro detalhe é que elas possuem potencial diferente, assim as memórias DDR3 são melhores que as DDR2 que por usa vez são melhores que as DDR.


Conectores IDE e SATA


A imagem mostra as entradas padrão IDE (Intergrated Drive Electronics) e SATA onde devem ser encaixados os cabos que ligam HDs e unidades de CD/DVD à placa-mãe.
O cabo para a entrada IDE é chamado de "flat cable" e pode suportar até dois HDs ou unidades de CD/DVD.
Podemos também ver que a Placa Mãe da imagem acima possui quatro entradas padrão SATA possibilitando o encaixe de quatro dispositivos entre HDs e unidades de CD/DVD.

Para saber mais sobre memória e HD veja a matéria do link abaixo:


Conectores de teclado, mouse, USB, impressora e outros


Na imagem acima vemos a parte onde ficam localizadas as entradas para a conexão do mouse, teclado, USBs, impressoras, além de outras entradas que são disponibilizadas conforme o modelo da Placa Mãe. 



Esses itens ficam posicionados de forma que, quando a Placa Mãe for colocada em um gabinete (Caixa de aço onde ficam as partes do computador), elas fiquem acessíveis pela parte de trás do computador.

BIOS e Bateria


Na imagem podemos ver o chip da BIOS a bateria que o alimenta. O chip da BIOS contém um pequeno software que é responsável por controlar o uso das partes do computador e guardar as informações de hora e data. É o chip da BIOS, por exemplo, que mostra na tela uma mensagem de erro quando o teclado ou a Memoria RAM não estão conectados.

Chipset


O Chipset é um chip responsável pelo controle de uma série de itens da Placa Mãe, como a comunicação entre à Memória RAM, Processador entre outros.

Nas Placas Mãe atuais, é bastante comum que existam dois Chipset para esses controles: Ponte Sul e Ponte Norte:

  • Ponte Sul (South Bridge): este é responsável pelo controle dos HDs, mouse, teclado, placa de rede.
  • Ponte Norte (North Bridge): este chip faz um trabalho "mais pesado" é ele que  controla a velocidade do processador, a memória RAM e a placa de vídeo.

Slots de expansão


Para que seja possível conectar peças adicionais ao computador, é necessário fazer uso de Slots de expansão. Esses conectores permitem a conexão de vários tipos de peças. Placas de vídeo, placas de som, placas de redes, modems, entre outros.

Plug de alimentação


Na imagem podemos ver o local onde se deve encaixar o cabo da Fonte (Caixa de alimentação de energia) à Placa Mãe. Para isso, tanto a Placa Mãe como a Fonte devem ser do mesmo tipo. As Placas Mãe podem ser encontradas dos seguintes Modelos: AT, ATX, BTX, LTX e ITX.

Concluindo...

Montar um computador pode ser uma tarefa fácil! Só precisa de um pouco de atenção aos detalhes! Hoje existe uma série de empresas que fabricam Placas Mãe. As mais conhecidas são: Asus, Gigabyte e Intel. Pesquise, veja a diferença entre elas! 
E caso  tenha duvida de qual delas é a melhor para você, mande  sua dúvida para nós!
É só clicar AQUI!

Curtiu? Tem dúvidas? Deixe seu comentário!

Comente com o Facebook: