O Computador está lento. E agora? Parte 2


Seu computador está lento e não sebe o que fazer? Ele está mostrando umas mensagens de erro com alguns números e letras? Já usou CCleaner e não funcionou? Vamos resolver isso agora!
Como nós falamos aqui na ITUTIL em nossa primeira matéria de dicas para computador existem vários motivos para que seu computador esteja lento.


Hoje iremos apresentar mais duas correções que podem melhorar e muito as condições do seu computador.

Desfragmentar o Disco

Porque desfragmentar o disco?

Imagine que o HD do seu computador tem 200 Gigabytes de espaço. Agora criaremos três arquivos que serão salvos no seu HD, vamos chama-los de arquivo VERMELHO, VERDE e AZUL. Todos com o tamanho de 50 Gigabytes cada.


Agora imagine que apaguemos o arquivo VERDE. Ficará um espaço vazio entre o VERMELHO e AZUL de 50 MB.


Agora criamos um novo arquivo o AMARELO, só que o tamanho dele é de 75 Gigabytes. O computador divide o arquivo em partes, uma de 50 Gigabytes ocupando o espaço entre o arquivo VERMELHO e AZUL, a outra parte de 25 Gigabytes que é colocada no espaço restante.


Agora apagamos o arquivo VERMELHO e criamos um arquivo LARANJA de 25 Gigabytes.


E por fim criamos um arquivo ROXO de 50 Gigabytes. Como podemos ver na imagem abaixo ele teve que ser dividido em duas partes de 25 Gigabytes cada.


Agora imagine que você quer abrir o arquivo LARANJA em seu computador. Ele irá abrir rapidamente, mas e se for o ROXO? O computador ira achar a primeira parte do arquivo ROXO e irá passando pelos outros arquivos até chegar à segunda parte do arquivo ROXO. Este tempo de procura é o tempo que você espera para o arquivo abrir.
O Desfragmentador de Disco reorganiza o seu HD para que seus arquivos abram mais rápido como na imagem abaixo.


Dessa forma o tempo de procura para abrir o arquivo é muito menor!

Como Desfragmentar o Disco?
Primeiro vamos abrir o Desfragmentador de Disco. Para isso, clique no botão IniciarNa caixa de pesquisa, digite Desfragmentador de Disco e na lista de resultados, clique em Desfragmentador de Disco.


Na tela, selecione o HD que deseja desfragmentar. Para determinar se o disco precisa ou não ser desfragmentado, clique em “Analisar disco”.


Quando o Windows terminar de analisar o disco, você poderá verificar o percentual de fragmentação do disco na coluna Última Execução. Se o percentual for acima de 10%, será necessário desfragmentá-lo. Para isso, clique em “Desfragmentar disco”. 


O Desfragmentador de Disco pode demorar de alguns minutos a várias horas para terminar, dependendo do tamanho e do grau de fragmentação do seu HD. Você poderá continuar a usar o computador durante o processo de desfragmentação. E pronto HD será desfragmentado!


Observações:

  1. A fragmentação faz com que o HD tenha um trabalho adicional que pode deixar o computador lento.
  2. Dispositivos de armazenamento removíveis, como Pen Drive, também podem ser fragmentados.
  3. O Desfragmentador de Disco é executado automaticamente toda quarta-feira a 01h00min, mas você também pode analisar e desfragmentar o HD manualmente ou programa-lo para fazer a desfragmentação em um horário que o computador esteja ligado e ninguém esteja usando. Para isso, na tela do Desfragmentador de Disco clique em “Configurar agendamento...”. Na tela que aparecerá você tem as seguintes opções:


  • Frequência: Você pode escolher se o Desfragmentador de Disco será executado diariamente, semanalmente ou mensalmente.
  • Dia: Escolha o dia em que o Desfragmentador de Disco será executado.
  • Hora: Escolha a hora em que o Desfragmentador de Disco será executado.
  • Discos: Escolha quais HD o Desfragmentador de Disco deve desfragmentar.
Depois clique em “OK”. E o Desfragmentador de Disco fara o serviço automaticamente.

Verificar Erros

A verificação de erros é necessária quando você recebe mensagens de erro com código. Além da lentidão de seu computador.


Para abrir Computador, clique no botão Iniciare depois, em Computador.


Clique com o botão direito do mouse na Unidade de Disco Rígido (HD) a ser verificada e clique em Propriedades.


Agora clique na guia 'Ferramentas" e depois em "Verificação de erros", clique em "Verificar Agora". 


Na tela que abrirá marque as duas opções, “Corrigir erros do sistema de arquivos automaticamente” e “Procurar setores defeituosos e tentar recuperá-los”. Depois clique em “Iniciar”.


Se o disco estiver sendo usado. Você receberá a seguinte mensagem.


Clique em “Agendar verificação do disco”. Assim quando reiniciar o computador a verificação será feita. Dependendo do numero de erros a correção pode demorar de alguns minutos a várias horas para terminar. Durante o processo você verá a seguinte tela:


Está tela é o processo de correção de erros. É extremamente importante que não desligue o computador durante o processo. Após a verificação seu computador iniciará o Windows sozinho normalmente.

Curtiu? Tem duvidas? Comete!

Comente com o Facebook: