PC 09 - Memória do Computador!


Os conceitos sobre a Memória do computador pode atingir grandes níveis de complexibilidade.
Nós da ITUTIL mostraremos a seguir os principais tipos de Memória, da forma mais simples possível para te ajudar na hora de escolher o seu computador.

A Memória do computador é um hardware que armazena as informações do seu computador de forma permanente ou não.
Antes de apresentarmos os tipos de Memória vamos entender a unidade de medida que determina a quantidade de espaço de uma Memória do computador.

CAPACIDADE


A Memória do computador armazena somente números, grandes sequencias de 0 ou 1 e somente esses dois dígitos. O espaço ocupado por um digito é o que chamamos de Bit.
O conjunto de 8 Bits é 1 byte. A tabela abaixo mostra a sequencia das unidades de medida.


Hoje a maior quantidade de espaço que podemos encontrar de forma fácil é 1 Terabyte.
Mas onde eu consigo essa quantidade de espaço?
Para responder essa pergunta vamos ver agora os tipos de Memória.

TIPOS DE MEMÓRIA

Separamos as Memórias em dois grupos:

Memória Primaria: Este grupo se caracteriza pela pouca capacidade de armazenamento e grande velocidade. Não armazena informação permanentemente.
Exemplo: Memória RAM.

Memória Secundaria: Este grupo se caracteriza pela grande capacidade de armazenamento e baixa velocidade. Armazena informação permanentemente.
Exemplo: HDs, Pen Drive, CDs, DVDs, Micro SD.

MEMÓRIA E COMPUTADOR

Dentro do computador encontramos duas Memórias que se destacam. A Memória RAM e o HD. O HD armazena diversas informações do seu computador desde o Sistema Operacional até as suas musicas. A media da capacidade atual de um HD varia de 500 Gigabytes a 1 Terabyte.

HD

Já a Memória RAM é um dos itens que determina a velocidade do seu computador. O Processador pega as informações do HD e depois os envia para a Memória RAM que as transmite para os demais dispositivos do seu computador.

Pente de Memória RAM

As informações que são enviadas para a Memória RAM quando o computador desliga são perdidas. A media da capacidade atual de um Pente de Memória RAM varia de 2 Gigabytes a 8 Gigabytes.
Saiba que em um computador você pode ter mais de um HD e mais de um Pente de Memória RAM.

MEMÓRIA E O WINDOWS 7

Vejamos agora como identificar a capacidade do HD e da Memória RAM do seu computador.
No Windows 7 em sua área de trabalho procure o ícone “Computador”.

Ícone Computador

Clique duas vezes nele para abrir a uma janela. Veja a imagem abaixo para entender como verificar a capacidade do HD de seu computador.


Na imagem cima o HD do computado possui somente 24,8 Gigabytes de capacidade sendo que 13,9 Gigabytes estão disponíveis.
Agora que sabemos a capacidade do HD vamos verificar a Memória RAM. Vote a área de trabalho e ao ícone “Computador”. Desta vez clique com o botão direito e escolha a opção propriedade como na imagem abaixo:


Na tela que se abrirá você já consegue verificar quanto de Memória RAM seu computador possui. Veja a imagem abaixo.


A imagem acima mostra que o computador possui 2 Gigabytes de Memória RAM.
Mas qual a quantidade de memória RAM suficiente? E de HD?
Depende do que exatamente você faz no computador. Se você navega na internet e cria documentos simples e jogos de baixa capacidade como os do Facebook,  2 Gigabytes atende suas necessidades perfeitamente, mas se você tem jogos de alta definição ou utiliza aplicativos que precisam de mais desempenho como o Photoshop ou CorelDraw,  4 a 8 Gigabytes é o recomendável.
Saiba que a Memória RAM sozinha não define a a velocidade do computador por isso escolha um bom processador também. Para ajudar você veja nossa matéria sobre Processadores no linque abaixo.


Mas e o HD? Depende do tipo de informação que você guarda no seu computador.  Vídeos em alta resolução ocupam bastante espaço logo você precisa de um HD com grande capacidade. Um HD de 500 Gigabytes é o recomendável para que não se preocupe com espaço por um longo tempo.

ATENÇÃO!

Os HDs e Memórias RAM de um computador funcionam da mesma forma para notebooks, mas saiba que visualmente eles são bem diferentes. Abaixo veja a imagem de um HD e do Pente de Memória para o notebook.

HD de Notebook

Pente de Memória RAM de Notebook

É muito importante também que saiba que com a evolução da tecnologia as Memórias do computador vêm alterando seu formato e capacidade. Assim HDs e Memórias RAM de modelos antigos não funcionam nos novos computadores como também o contrario, computadores antigos não funcionam com Memórias novas.

Agora você já pode decidir quanto de Memória você precisa para o seu Computador!

Tem duvidas? Comente! 

Comente com o Facebook: