PC 07 - Processador!


O Processador é o cérebro do seu computado! Descubra a seguir como ele funciona, suas características quais os seus modelos e esteja  pronto pra escolher qual é o melhor processador  para você.


Como funciona?

Para que você entenda como o processador funciona é preciso saber que um software (Programa de Computador) funciona através de milhares de cálculos matemáticos. E que esses cálculos são realizados com os dados armazenados no seu computador.


CPU – Central Processing Unit (Unidade Central de Processamento) também conhecido simplesmente como Processador é o responsável por todos os cálculos desses dados armazenados e transforma-los em informação que será exibida na tela de seu computador.
Frequentemente o processador é a parte mais cara do computador, pois a velocidade em que ele realiza esses cálculos que define a velocidade que seu computador fará o que lhe for pedido.
O processador é como o motor de um carro. A diferença é que o motor de um carro faz com que ele se mova em certa distancia em um determinado período de tempo, já o processador é um microchip que faz certa quantidade de cálculos matemáticos em certo período de tempo.
A unidade de medida do processador é em Hertz (assim como quilometro para o carro) o que equivale a um calculo matemático por segundo. 

A tabela abaixo mostra as variações de velocidade do processador:



Características

Abaixo segue as principais características de um processador:

Frequência de Processador (Velocidade, clock): Medido em hertz, define a capacidade do processador em processar dados em um determinado tempo.

Core: O Core é o núcleo do Processador, onde são realizados os cálculos matemáticos. Existem processadores core e multicore, ou seja, processadores com um núcleo e com vários núcleos.

Cache: A memória Cache é um tipo de memória auxiliar, que faz diminuir o tempo de transmissão de informações entre o processador e outros componentes do computador.

Potência: Medida em Watts é a quantia de energia que é consumida por segundo.

Das quatro principais características a mais importante, sem dúvidas é a quantidade de core de um processador.
Outra característica que importa é a memória cache do processador.  Hoje você encontra em processadores baratos 256KB ou no máximo 512 KB de cache. O mínimo de memória cache que se deve ter para ter uma boa experiência com o computador é 1 MB. Assim quanto mais memória cache melhor.
Depois de observar a quantidade de núcleos e de memória cache do processador, você deve observar sua velocidade, seus Gigahertz. Sem sombra de dúvidas, quanto mais Ghz melhor. Por outro lado de quanto mais veloz for o processador mais ele vai esquentar e mais ele vai consumir de energia. Comprar um processador entre 2 e 3 Ghz já é o bastante.

Marcas

Hoje os processadores são fornecidos por duas grandes marcas a Intel e a AMD.



Processadores Intel


A Intel trabalha atualmente com cinco linhas principais de processadores:

Intel Celeron - Nível mais simples de processamento
Intel Pentium - Nível normal de processamento
Intel Core i3 - Nível melhor de processamento
Intel Core i5 - Nível médio de processamento
Intel Core i7 - Nível máximo de processamento


 

Os processadores Intel Celeron e Intel Pentium são modelos recomendados para usuários básicos, aqueles que utilizam o notebook apenas para navegar na Internet, digitar textos e editar planilhas, processadores com um a dois núcleos de processamento.


O processador Intel Core i3 é indicado para usuários médios, àqueles que utilizam o computador para jogos já se sentirão confortáveis, são processadores com dois núcleos de processamento.
O processador Intel Core i5 é mais robusto, indicado também para usuários médios, aqueles que utilizam o computador para jogos com certeza se sentirão confortáveis, são processadores com dois núcleos de processamento assim como o Intel Core i3, mas possuem velocidades maiores, além de economia de energia, pois eles possuem uma velocidade normal, que utilizam nas tarefas comuns, economizando energia e uma velocidade turbo, que é utilizada quando necessário automaticamente, consumindo mais energia, mas aumentando seu desempenho.


O processador Intel Core i7 é o top de linha da Intel atualmente, possui velocidades de processamento superiores aos modelos anteriores e é recomendado para usuários avançados. Ele possui velocidades maiores quando possuem dois núcleos, mas na maioria das versões é encontrado com quatro núcleos, o que diminui a velocidade de cada núcleo, mas aumenta a velocidade máxima, porém só é efetivo quando se usa programas que utilizam multiprocessamento, como edição de vídeos e de fotos.

Processadores AMD



A AMD trabalha atualmente com três linhas principais de processadores em seus notebooks:

AMD C-Series - Nível simples de processamento
AMD E-Series - Nível normal de processamento
AMD A-Series - Nível máximo de processamento

Os processadores AMD C-Series são modelos recomendados para usuários básicos, aqueles que utilizam o notebook apenas para navegar na Internet, digitar textos e editar planilhas. São processadores de dois núcleos e são capazes de rodar jogos.

Os processadores AMD E-Series são modelos recomendados para usuários médios, seu desempenho também não é tão diferente da série anterior, mas possuem maiores velocidades e qualidade gráficas.

Os processadores AMD A-Series são modelos recomendados para usuários avançados, seu desempenho é bem variado, pois você encontrará vários níveis de desempenho divididos em modelos A4, A6, A8 e A10. São os mais indicados para jogos e as tarefas mais avançadas.


Agora com essas informações você já está pronto para escolher o seu processador!
Casso ainda tenha duvidas acesse o link abaixo da CPUBoss onde você pode comparar dois processadores para ver qual deles é o melhor!






Uma observação importe é que caso você queira trocar o processador de seu computador verifique antes se o modelo que deseja comprar é compatível com o modelo da placa mãe do seu computador.
Curtiu? Tem dúvidas? Qual processador você usa? Intel ou AMD?
Comente!


Comente com o Facebook: