Instalando e Removendo Programas!


O que acontece quando instalo um programa no meu computador?
Como tem ícones dele em todo lugar?
Nos da ITUTIL vamos explicar agora o que acontece quando você instala um programa no seu computador!

Mas antes devemos deixar algumas coisas bem claras.

Programa X Atalho

Primeiramente você deve aprender diferenciar um programa de um atalho. Bem um programa de computador é uma tela com diversas funções para um determinado objetivo. Por exemplo, o Microsoft Word ele oferece diversas ferramentas de edição de texto ou Adobe Photoshop que oferece diversas ferramentas de edição de foto. Mas o que é um atalho? Primeiramente olhe a imagem abaixo:


Na imagem acima temos o programa Bloco de Notas e um atalho para o programa Bloco de Notas. Identificamos um atalho pela seta no canto inferior esquerdo do ícone. Veja na imagem abaixo.


Mas qual a diferença entre o Programa e o atalho?
O atalho é um ícone que ao ser clicado informa para o sistema do computador o local onde esta o programa do atalho e solicita que ele seja aberto. Por exemplo, se eu clicar em um atalho do bloco de notas na minha área de trabalho, o sistema vai até a pasta onde ele fica (C:\Windows\system32) e abre o programa Bloco de notas. Veja a imagem abaixo.


Por esse motivo quando se deleta um atalho o programa ainda está instalado no computador.
Agora vamos entender como funciona a instalação de um programa. Toda programa de computador precisa de um arquivo de instalação. Na maioria dos casos eles possuem a extensão EXE. Para mais informações sobre extensão clique no link abaixo e leia nossa matéria.


Na imagem a seguir mostra os ícones padrão para a maioria dos arquivos de instalação.


Claro que existem programas de instalação com ícones diferentes. O ícone é definido pelo fabricante do programa. Para nosso exemplo estaremos instalando o programa CCleaner. Se quiser saber para que serve este programa clique no link abaixo e leia nossa matéria.


Ao clicarmos no aplicativo de instalação do CCleaner e da maioria dos softwares ele sempre vai te dar opções de configuração e opções para continuar ou cancelar a instalação.


Na imagem a cima a tela me oferece opções de criar atalho na área de trabalho entre outras opções. Tome cuidado na hora em que estiver instalando um programa. Muito deles oferecem instalações de programas adicionais que nem sempre são bons para seu computador. Leia com atenção as telas. Veja na imagem abaixo.


Após a instalação o programa fica normalmente instalado dentro da pasta “Arquivos de Programas” no “Disco Local C” dentro do ícone “Computador” da “Área de Trabalho”. Na imagem abaixo confirmamos que uma pasta com o nome CCleaner foi criada dentro da pasta “Arquivos de Programa”.


Além disso, são criados dois atalho para o CCleaner um na “Área de Trabalho” e outro no “Menu Iniciar”. Veja na imagem abaixo.


Os programas de instalação normalmente criam esses ícones para facilitar o acesso do usuário ao programa.

Removendo um Programa Instalado

Para nosso exemplo continuaremos com o CCleaner.
Existem diversas formas de remover um programa instalado. Iremos pelo mais simples, no qual normalmente podemos remover a maioria dos programas.
Para isso clique no “Menu Iniciar” e depois clique em “Painel de Controle” com mostra a imagem abaixo:


Na tela do “Painel de Controle” altere o modo de exibição  em “Exibir por:” para ícones grandes. Veja a imagem abaixo:


Nas opções da tela que aparecer procure por “Programas e Recursos”. Os itens desta tela estão em ordem alfabética. Veja na imagem.


Na tela que se abrirá estão listados todos os programas instalados que podem ser removidos deste modo. No nosso caso procuramos pelo CCleaner. Veja na imagem abaixo.


Clique no programa que deseja remover e será iniciada a desinstalação. Provavelmente alguma tela abrirá pedindo confirmação para remover o programa. A imagem a seguir mostra um exemplo que ocorre ao remover o CCleaner.


Pronto! Agora você entende o que acontece quando instala um programa e como fazer caso queira remove ele!
Curtiu? Tem duvidas? Comente!

Comente com o Facebook: