Menu Iniciar do Windows 7


Muitas pessoas ainda possuem duvidas de como funciona o Menu Iniciar do Windows.
Não digo o novo disponível no Windows 8 mas o antigo disponível no Windows 7.
Como o Windows 7 ainda é o Sistema Operacional mais usado do mundo, vamos explicar agora como ele funciona e como achar o que procura no Menu Iniciar do Windows 7!



O Menu Iniciar é por onde você tem acesso a todos os programas, pastas e configurações do computador. Ele se chama menu, pois oferece uma lista de opções, exatamente como o menu de um restaurante. E como a palavra "iniciar" já diz, é o local onde você iniciará ou abrirá itens.

 Menu Iniciar

Introdução ao Menu Iniciar

Para abrir o Menu Iniciar, clique no botão Iniciar  no canto inferior esquerdo da tela de seu computador. Ou pressione a tecla de logotipo do Windows no teclado. 
O menu Iniciar tem três partes básicas:

Painel Esquerdo

Painel Lado Esquerdo

Um dos usos mais comuns do menu Iniciar é abrir programas instalados no computador. Para abrir um programa mostrado no Painel Esquerdo do Menu Iniciar, clique nele. Isso abrirá o programa e fechará o Menu Iniciar.
Se você não achar o programa que deseja, clique em “Todos os Programas” na parte inferior do Painel Esquerdo. O painel exibirá uma longa lista de programas, em ordem alfabética, seguida por uma lista de pastas.


 O que há dentro das pastas? Mais programas. Clique em “Acessórios”, por exemplo, e uma lista de programas armazenados nessa pasta aparecerá. Clique em qualquer programa para abri-lo. Para voltar aos programas que você viu quando abriu o menu Iniciar pela primeira vez, clique em “Voltar” perto da parte inferior do menu.

Voltar

Se você não tiver certeza do que um programa faz, mova o ponteiro sobre o respectivo ícone ou nome. Aparecerá uma caixa com uma descrição do programa. Por exemplo, a ação de apontar para a Calculadora exibe esta mensagem: "Executa tarefas aritméticas básicas com uma calculadora na tela". Isso funciona também para itens no painel direito do menu Iniciar.
É importante ressaltar que nem todos os programas oferecem essas discrições.
Você notará que, com o tempo, as listas de programas no menu Iniciar vão sendo alteradas. Isso acontece por dois motivos:
  • Quando você instala novos programas, eles são adicionados à lista Todos os Programas. 
  • O menu Iniciar detecta quais programas você usa mais e os substitui na tela principal no Painel Esquerdo para acesso rápido.

Se desejar você pode fixar os programas no Painel Esquerdo do Menu Iniciar. Para isso clique sobre o programa desejado com o botão direito do mouse e selecione a opção “Fixar no Menu Iniciar”.

Fixar no Menu Iniciar

Caixa de Pesquisa

A Caixa de Pesquisa é uma das maneiras mais convenientes de encontrar algo no computador. A localização exata dos itens não importa. A Caixa de Pesquisa fará uma busca rápida nos programas e em todas as pastas da sua pasta pessoal (que inclui Documentos, Imagens, Música, Área de Trabalho entre outras localizações comuns).
Para usar a Caixa de Pesquisa, abra o menu Iniciar e comece a digitar. Não é necessário clicar dentro da caixa primeiro. À medida que você digita, os resultados da pesquisa são exibidos acima da Caixa de Pesquisa, no Painel Esquerdo do menu Iniciar.

Caixa de Pesquisa

Será exibido um programa, um arquivo ou uma pasta como resultado da pesquisa se:
  • Alguma palavra no nome do arquivo corresponder ao termo pesquisado ou começar com ele.
  • Algum texto no conteúdo do arquivo corresponder ao termo pesquisado ou começar com ele.
  • Alguma palavra em uma propriedade do arquivo, como o autor, corresponder ao temo pesquisado ou começar com ele.

 Resultado da Caixa de Pesquisa para a palavra “Programa”

Clique em qualquer resultado da pesquisa para abri-lo Ou clique no botão “X” ao lado da Caixa de Pesquisa para apagar os resultados da pesquisa e retornar à lista de programas principais. Você também pode clicar em “Ver mais resultados” para pesquisar todo o computador.

Botão “X”

Ver mais resultados

Painel Direito

Painel Direito

O painel direito do menu Iniciar contém links para partes do Windows que você provavelmente usará com mais frequência. Aqui estão elas, de cima para baixo:

Pasta Pessoal: Abre a pasta pessoal, que recebe o nome de quem está conectado no momento ao Windows. Por exemplo, se o usuário atual for Luiz Roberto, a pasta se chamará Luiz Roberto  Esta pasta, por sua vez, contém arquivos específicos do usuário, como as pastas Meus Documentos, Minhas Músicas, Minhas Imagens e Meus Vídeos.

Documentos: Abre a biblioteca Documentos, na qual é possível acessar e abrir arquivos de texto, planilhas, apresentações e outros tipos de documentos.

Imagens: Abre a biblioteca Imagens, na qual é possível acessar e exibir imagens digitais e arquivos gráficos.

Música: Abre a biblioteca Músicas, na qual é possível acessar e tocar música e outros arquivos de áudio.

Jogos: Abre a pasta Jogos, na qual é possível acessar os jogos do computador.

Computador: Abre uma janela na qual é possível acessar unidades de disco, CDs, Pen Drives e outros hardwares conectados ao computador.

Painel de Controle: Abre o Painel de Controle, no qual é possível personalizar a aparência e a funcionalidade do computador, instalar ou desinstalar programas, configurar conexões de rede e gerenciar contas de usuário.

Dispositivos e Impressoras: Abre uma janela onde é possível exibir informações sobre a impressora, o mouse e outros dispositivos instalados no seu computador.

Programas Padrão: Abre uma janela onde é possível selecionar qual programa você deseja que o Windows use para determinada atividade, como navegar na  Internet.

Ajuda e Suporte: Abre a Ajuda e Suporte do Windows onde você pode procurar e pesquisar tópicos da Ajuda sobre como usar o Windows e o computador.

Na parte inferior do painel direito está o botão de Desligar. Clique no botão Desligar para desligar o computador.
O clique na seta ao lado do botão Desligar exibe um menu com opções adicionais:
  • Trocar de usuário: Exibe a tela de login com os usuário que podem ser utilizados.
  • Fazer logoff: finaliza a conexão do usuário no computador e retorna para a tela de login.
  • Bloquear: Retorna a tela de login solicitando senha. 
  • Reiniciar: Reinicia o computador.
  • Suspender: Desliga o computador parcialmente deixando o minimo de recurso disponível  sendo utilizado para armazenar dados de como o computador estava antes de suspender como os programas que estavam abertos. Assim ao pressionar o botão ligar  de seu computador ele retorna exatamente ao momento que ele estava antes de Suspender. Para Notebooks deve-se ter cuidado com esta opção se for transportar o notebook para outro local, pois como ele ainda está de certa forma ligado impactos podem danificar seu HD. 


Opções do Botão Desligar

Pronto! Agora você já conhece melhor o Menu Iniciar do Windows 7!
Tem duvidas? Curtiu? Comente!

Fonte: Microsoft



Comente com o Facebook: