PC 05 - Antivírus Grátis!


Todos nós sabemos que hoje não podemos ter um computador sem antivírus, principalmente se seu sistema operacional é Windows. Hoje o antivírus é uma ferramenta essencial.
Realmente as versões pagas são mais completas, mas saiba que os antivírus grátis funcionam e muito bem!
Nós da ITUTIL trouxemos para você a lista com os três melhores antivírus  grátis dos últimos tempos, para que você possa lutar contras as ameaças dos vírus.



Antes de começarmos gostaria de informar que a Microsoft recentemente anunciou que seu antivírus o Microsoft Security Essentials - MSE não deve ser o único antivírus em seu computador. Se este é o seu caso aproveite nossa dica e escolha um dos melhores antivírus grátis.



AVG

Sim senhores, um dos antivírus mais criticados de todos os tempos o AVG hoje mostra que a pratica pole levar a perfeição e hoje ele é um dos melhores antivírus grátis.


A análise em busca de vírus pode ser feita logo na tela inicial, clicando no botão “Verificar agora”. Com isso, o rastreamento completo é iniciado imediatamente e você pode acompanhar o progresso da operação na própria tela.
Por outro lado, se você quiser escolher o tipo de verificação a ser executado, clique no botão no formato de três barras, ao lado do botão “Verificar agora”.


O AVG oferece três tipos de verificação para o sistema:

  • Verificar todo o computador: para fazer a análise profunda da máquina. Esse procedimento costuma demorar, mas vale a pena executá-lo de tempos em tempos para garantir a segurança.
  • Verificar arquivos ou pastas: análise personalizada, na qual é possível verificar pastas e arquivos escolhidos. 
  • Verificar se há rootkits no computador: Os rootkits são ameaças que podem comprometer todo o funcionamento do sistema. Está verificação é direcionada para tipo de ameaça, verificando todo o sistema de arquivos.

Independente da opção escolhida (com exceção da segunda, na qual é preciso escolher o que será verificado), após clicar no botão do processo, a análise é iniciada. O andamento da verificação pode ser acompanhado em tempo real por meio da exibição de uma barra de progresso e dos arquivos que estão sendo verificados.



Ao final da verificação, o programa exibe uma lista com os resultados. Se houver alguma ocorrência, você pode selecioná-la e solicitar que o programa tome a ação necessária para resolver o problema.
Você pode baixar o AVG no botão abaixo:





Avira

O antivírus mais novo de nossa lista vem mostrando um ótimo desempenho em relação aos demais.
O Avira reúne todas as suas funções em uma tela central, que se encontra dividida em categorias para facilitar a utilização. Na guia “Status”, você pode observar como está o seu computador em relação ao antivírus. Nesta tela é possível ativar ou desativar a proteção em tempo real e ver quando foi a última verificação por vírus na máquina.



Além disso, também está disponível a data da atualização da base de dados e a opção para atualizá-la. Embora haja um setor exibindo as ferramentas de firewall, proteção de e-mail e da web, elas estão desabilitadas, pois são opções presentes somente na versão paga do programa.

O Avira oferece quatro tipos de análise.


  • Setores específicos: Você pode escolher fazer uma varredura nos discos rígidos locais, unidades do computador, dispositivos removíveis ou apenas nas pastas de sistema do Windows.
  • Varredura completa: verifica todas as partes de seu computador em busca de ameaças.
  • Varredura rápida do sistema: apenas setores críticos, sendo a mais rápida.
  • Seleção manual: na qual você especifica o que deve ser analisado.


O andamento da operação pode ser acompanhado em tempo real por meio da exibição dos arquivos que estão sendo rastreados e da barra de progresso exibida na tela. Ao final da verificação, o programa mostra uma lista com os resultados. Se houver alguma ocorrência, você pode selecioná-la e solicitar que o programa tome a ação necessária para resolver o problema.



Quarentena e agendamento das verificações

Caso você queira observar os arquivos que foram identificados como suspeitos, basta acessar a guia “Quarentena”.
Outro setor interessante do aplicativo está na guia “Agendamento”. Nesta tela você pode deixar as verificações agendadas para a realização no momento em que for mais adequado. Para criar uma nova rotina, basta clicar no botão “+” presente na interface do programa e seguir as indicações que são abertas em uma nova tela.
Você pode baixar o Avira no botão abaixo:





Avast

O Avast dispensa apresentação, sendo um dos mais tradicionais e eficientes antivírus do mercado. Não é por menos que ele está instalado em mais de 200 milhões de computadores e smartphones mundo afora.


O Avast tem um menu monocromático à esquerda, onde você vai localizar tudo de forma fácil e clara, com o conteúdo de cada categoria sendo exibido no restante da tela.

O Avast possui três módulos de verificação:


  • Módulo de Arquivos: responsável por concentrar as ferramentas para o monitoramento de mensagens instantâneas, downloads realizados, conteúdos salvos no disco de armazenamento do PC, entre outros.
  • Módulo de Rede: reúne mecanismos para a segurança da sua conexão com a internet ou redes locais de computadores.
  • Módulo de Correio: garante a segurança de e-mails e outros tipos de ferramentas de comunicação.

Um dos grandes diferenciais do Avast é seu sistema de verificação de atualização dos programas de seu computador, para mantê-los com a versão mais recente e melhorar sua segurança.



Você pode baixar o Avast no botão abaixo:





Conclusão...


Todos os Antivírus anunciados têm vantagens que os destacam.
Agora cabe a você escolher aquele que mais lhe agrada.

Curtiu?
Qual o antivírus que você usa? Comente!

Comente com o Facebook: